fbpx

Os benefícios da massagem terapêutica

Os benefícios da massagem terapêutica

Pode ter explodido apenas nos últimos anos, mas a prática da massagem terapêutica remonta ao tempo de Hipócrates, o Pai da Medicina. E isso é cerca de 4000 anos atrás. (Conheça a história da massagem link)

Em uma clara referência à massagem, Hipócrates escreveu em uma de suas anotações médicas que os médicos devem conhecer a prática de ‘esfregar’.

Agora, a massagem terapêutica não pode ser chamada apenas de ‘esfregar’. Com a maioria dos jovens de Hollywood recebendo uma massagem ou duas a cada semana, tornou-se o brinde do cenário social.

Sua popularidade pode ser vista com a maneira como muitas clínicas de massagem terapêutica abriram lojas nos últimos anos, com muito mais planejamento nos próximos meses. Atualmente, existem milhares de massoterapeutas no país e os números estão aumentando duas a três vezes.

O que é massagem terapêutica?

A massagem terapêutica em termos científicos é o processo de pressionar a estrutura muscular e os tecidos moles do corpo para relaxar. A pressão nesse caso pode significar muitas coisas, de segurar e pressionar a amassar e balançar.

As massagens são feitas principalmente com as mãos, embora alguns massoterapeutas também usem outras partes do corpo, como os antebraços, cotovelos e pés.

Sua popularidade não é realmente surpreendente, especialmente neste mundo estressante. Muitas pessoas estão recorrendo à massagem terapêutica para relaxamento e regeneração.

E, diferentemente de outros estressores, a massagem terapêutica é baseada cientificamente e suas vantagens são todas comprovadas em pesquisas. Além de seus benefícios físicos, também é conhecido por melhorar o bem-estar geral da mente e do espírito. 

Abaixo estão alguns dos benefícios que a massagem terapêutica nos oferece.

1. Relaxamento

Esta é a principal razão pela qual as pessoas voltam para as clínicas. Depois de uma semana de estresse no escritório ou em casa, as pessoas, principalmente as mulheres, só querem relaxar.

As massagens são ótimas para a pele, pois estimulam a liberação de toxinas e hormônios. De fato, alguns estudos mostraram até massagens capazes de diminuir a possibilidade de produção de rugas.

2. Alivia a dor

Outro benefício da massagem terapêutica é o fato de que ela pode relaxar os músculos tensos, especialmente se você tiver cãibras nas pernas com frequência.

Ir às clínicas também pode aliviar seus músculos cansados ​​e doloridos. Isso é especialmente útil para pessoas que praticam esportes ou que vivem um estilo de vida ativo.

3. Faz de você um atleta melhor

As pessoas que praticam esportes também podem se beneficiar muito com a massagem terapêutica. Se você sentir que seus músculos ficaram tensos e instáveis, as massagens podem melhorar sua flexibilidade e também aumentar sua amplitude de movimento.

Se você receber massagens o tempo todo, notará que agora pode fazer movimentos que eram dolorosos antes. Massagens também melhoram a resistência do corpo. Ele reduz a pressão arterial, a frequência cardíaca e até ajuda na recuperação de lesões e entorses. Também fortalece o sistema imunológico.

4. Melhorar as faculdades mentais

Massagens também são ótimas maneiras de melhorar seu desempenho mental. Na verdade, pode reduzir o estresse mental, permitindo que você trabalhe melhor e pense com mais clareza. Também é conhecido por aliviar dores de cabeça.

A massagem terapêutica também permite que você se concentre melhor na tarefa em questão. Após uma massagem, você basicamente terá uma lousa limpa em sua mente, equivalente à terapia repousante que o sono proporciona.

Guia Massoterapia

Guia Massoterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *