fbpx

Reflexologia é a massagem terapêutica nos pés

Reflexologia é a massagem terapêutica nos pés

Reflexologia é outra forma de massagem terapêutica. Semelhante ao shiatsu, é um ato físico de aplicar pressão nos pés e mãos usando técnicas específicas de polegar, dedo e mão sem o uso de loção. Baseia-se em um sistema de zonas e áreas reflexas que refletem a anatomia humana nos pés e nas mãos que, em teoria, têm efeitos significativos em todo o corpo.

Esta forma de massagem terapêutica existe há milhares de anos. Há evidências arqueológicas que sugerem que isso foi usado pelos egípcios em 2330 aC, China em 2704 aC e Japão em 690 aC. O Ocidente só sabia sobre reflexologia no século XIX. (Conheça a história da massagem link)

Embora a reflexologia geralmente seja aplicada nos pés e nas mãos, há aqueles que também aplicam a mesma coisa no ouvido. Esta técnica é considerada uma modificação da terapia auricular, que é uma técnica de acupuntura.

Finalidade da Reflexologia

Em geral, a reflexologia é usada para reduzir o estresse, porque os pés e as mãos ajudam a definir o nível de tensão para o resto do corpo. Se você conseguir consertar isso, haverá equilíbrio no corpo. Também pode ajudar aqueles que sofrem de artrite, dor nas costas, distúrbios ou problemas digestivos, desequilíbrio hormonal, insônia, distúrbios menstruais, lesões esportivas e dores de cabeça causadas por tensão.

Ainda está sendo determinado se a reflexologia pode ajudar certas condições e doenças. Mas, mesmo que outros testes precisem ser feitos, muitos especialistas concordam que é um complemento ao atendimento médico padrão. Com isso dito, os pacientes nunca devem usá-lo como um substituto para ajuda médica.

Você nunca deve procurar reflexologia se estiver grávida, tiver úlceras nos pés ou coágulos sanguíneos. Se você estiver fazendo isso pela primeira vez, é melhor contar ao profissional seu histórico médico.

A melhor parte da reflexologia é que ela não é dolorosa. Se isso acontecer, você deve dizer ao reflexologista para descer um nível. Se houver certas áreas doloridas no corpo, diga-lhes para se concentrarem, pois isso diminuirá com a pressão.

A reflexologia pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar.

Se você tiver tempo, pode fazer isso uma vez por dia. De fato, dada a sua popularidade, a maioria dos hospitais e planos de saúde agora consideram isso como reembolso de seguro, pois é frequentemente usado para cuidados pós-operatórios ou paliativos. De fato, um terço dos pacientes com câncer são submetidos a reflexologia regularmente.

A maioria das sessões conduzidas por profissionais pode durar de 30 minutos a uma hora. Também é uma sessão de roupas, então a única coisa que você precisa remover são os sapatos e as meias. Você nem precisa se deitar em uma mesa, porque alguns o fazem enquanto você está sentado em uma cadeira.

No final de cada sessão, você deve se sentir relaxado. Quanto tempo dura, é um bom indicador de quão eficaz foi. Se você realizar outra sessão no futuro, envie um feedback ao reflexologista para que ele saiba o que fazer na próxima vez em que aparecer.

A reflexologia é outra forma de massagem terapêutica que você pode tentar se quiser aliviar a tensão do corpo. Se você estiver interessado em experimentá-lo, tudo o que você precisa fazer é verificar se existe algum em sua vizinhança.

Guia Massoterapia

Guia Massoterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *