fbpx

Shiatsu uma massagem terapêutica dos dedos

Shiatsu uma massagem terapêutica dos dedos

Shiatsu é apenas um dos muitos tipos de massagem terapêutica. Em inglês, a palavra shiatsu significa “terapia dos dedos” e é considerada uma forma japonesa de carroçaria.

Semelhante à acupuntura, esse tipo de massagem terapêutica é baseado no sistema holístico da medicina tradicional chinesa, porque quem a pratica acredita que uma pessoa não se sente bem devido a desequilíbrios na força da vida.

Para corrigi-lo, o massoterapeuta usa a pressão dos dedos e das mãos nas vias energéticas conhecidas como meridianos para melhorar a força da vida.

Os cientistas têm uma explicação melhor para isso dizendo que o shiatsu acalma o sistema nervoso simpático hiperativo. Ao fazer isso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, alivia os músculos rígidos e alivia o estresse.

Para que o shiatsu seja eficaz, o massoterapeuta deve aplicar pressão em uma sequência rítmica contínua. Ao contrário de outros tipos de massagem terapêutica, a pressão parece mais localizada, de modo que certos pontos parecem sensíveis. Se a qualquer momento você sentir dor, peça ao terapeuta para ajustar a pressão, para que fique confortável para você.

Como funciona o tratamento:

O tratamento para o shiatsu é feito em uma mesa baixa de massagem ou no chão. Duas outras coisas que diferenciam esse tipo de massagem terapêutica do resto é que ela não usa óleo de massagem e isso é feito enquanto você está completamente vestido.

Benefícios do Shiatsu:

Shiatsu é muito bom para pessoas que sofrem de ansiedade, artrite, dor nas costas, constipação, depressão, dores de cabeça, insônia, dor no pescoço e ombro, má digestão, estresse, cansaço e síndrome pré-menstrual. É tão bom que você pode até realizar a massagem apenas para poder relaxar.

Sobre a acupuntura:

Nem todos podem desfrutar de acupuntura. Não é seguro para pessoas que têm feridas abertas, foram submetidas a quimioterapia ou radioterapia, imediatamente após a cirurgia e são propensas a coágulos sanguíneos, grávidas e imediatamente após a cirurgia.

Se você não tiver nenhum desses problemas, eles podem ser aproveitados pelo shiatsu. Ao marcar uma consulta, certifique-se de não comer uma refeição pesada antes de ir para lá. Além disso, se for sua primeira vez, tente estar lá pelo menos 10 minutos antes da sua consulta agendada, pois você precisará preencher alguns formulários primeiro. Mas se você é um regular, basta estar lá 5 minutos antes.

Como aproveitar melhor a massagem:

Para que o shiatsu seja eficaz, o praticante deve estar relaxado, a fim de dar conforto à pessoa deitada no colchão. O posicionamento adequado também é necessário e as duas mãos devem ser usadas o tempo todo, mesmo se uma mão estiver parada e a outra ativa.

Embora esta forma de massagem terapêutica seja sobre aplicar um pouco de pressão, a chave aqui é a penetração perpendicular sem nenhum movimento lateral para que o profissional possa tratar um meridiano inteiro e não apenas um ponto individual. Então a pessoa sai sentindo-se relaxada e pronta para ir para casa.

Shiatsu como um tipo de massagem terapêutica existe há anos e existem vários estilos para você escolher. Alguns se concentram apenas nos pontos de acupuntura, outros mais no trabalho geral do corpo humano e nos meridianos, enquanto outros destacam os sistemas de diagnóstico, como o Sistema dos Cinco Elementos. Qualquer que seja o usado, não se pode negar o fato de que todos são baseados na medicina tradicional chinesa.

Guia Massoterapia

Guia Massoterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *